Tipos de frete internacional para importar mercadorias do exterior

Olá pessoal, neste post iremos falar sobre um assunto muito importante quando vamos comprar no exterior: tipos de frete internacional. Existem vários tipos de frete e nós vamos falar qual é o mais indicado para a sua encomenda do exterior. Eles variam de acordo com o valor da mercadoria, o peso e o tamanho desta; também deve-se considerar o prazo de entrega. Quer saber mais?

Importar Tudo vai te ensinar o melhor tipo de frete para a sua encomenda dos Estados Unidos ou de qualquer outro país do mundo.

Tudo sobre os tipos de frete

Entre todas as opções existentes, podemos classificá-las em dois grandes grupos: os de courier e os administrados pelos correios internacionais locais. Iremos detalhar esses tipos de frete para que você – o leitor do Importar Tudo – possa decidir qual o melhor para comprar no exterior.

Quais são os tipos de frete de empresas de courier?

As empresas de courier geralmente são empresas privadas de entrega super rápida que cobram para desembaraçar a mercadoria ora importada pelo consumidor e as entregam em seu destino final.

Existem uma porção delas e todas apresentam essencialmente pontos positivos e negativos. O ponto positivo é o tempo de espera pela mercadoria, que é muito menor. Se a remessa for urgente, você deve usar este tipo de frete sem sombra de dúvidas.

Já o ponto negativo é que a maioria, se não todas, as mercadorias são tributadas. As mercadorias que são enviadas através dessa modalidade de frete são tributadas com mão pesada pelo Brasil. Trata-se de um frete caro.

Alguns exemplos de empresas que fazem este tipo de serviço são FEDEX, DHL, UPS e TNT.

Frete dos Correios dos Estados Unidos até o Brasil

Nesta modalidade de frete internacional, os correios dos Estados Unidos são incorporados pelos correios brasileiros e assumem a encomenda quando ela chega aqui no Brasil. Funciona assim: O correio dos Estados Unidos envia a mercadoria para o Brasil por avião.

Assim como no envio através de empresas courier, existem pontos positivos e negativos. O ponto positivo neste tipo de envio internacional é menor probabilidade de taxação pela Receita Federal, se comparado a empresas como TNT, FEDEX, DHL e etc. O preço do frete também é mais barato.

Já o ponto negativo é o tempo de espera pela mercadoria. Geralmente este é maior, já que esse tipo de frete costuma demorar cerca de 20 a 60 dias corridos.

Ele pode ser por First Class, Priority Mail ou Express Mail International. Veja só os detalhes:

First Class Mail International (FCMI ou FC)

A mais simples e mais utilizada pelos importadores brasileiros. Porém, não possui rastreio. É aconselhável quando a encomenda for de pequeno valor e quando não houver pressa em receber a mercadoria. Possui restrição de peso de até 4 libras.

Priority Mail International (PMI)

Frete mediano quanto a utilização e quanto ao preço. Possui restrição de peso de até 70 libras. Quando a mercadoria chega no Brasil assume a forma de SEDEX, por isso o prazo de entrega é menor. A probabilidade de taxação é ligeiramente maior em relação ao First Class Mail.

Express Mail International (EMI ou EMS)

Esta opção de frete é a menos utilizada pelos brasileiros. Possui restrição de peso de até 70 libras e possui quase as mesmas características que o Priority Mail. Este tipo de frete pode ser roteado pela Europa e ser remetido de lá, o que geralmente acontece. Tem desvantagem do preço em relação aos outros fretes, quase sempre é mais caro e também mais propenso a tributação.

É importante notar que, não importa a opção escolhida, não são cobradas taxas administrativas para a realização da entrega, quando feita pelos correios brasileiros e se sua encomenda não for tributada.

Outra coisa importante de saber é que todos os tipos de frete acima são possíveis de serem rastreados por seu número de registro.

Dica quente sobre os tipos de frete internacional

Tenha em mente que os fretes mais baratos tem chance de taxação menor, pois o valor deste soma-se ao do produto para cálculo do imposto. Caso o valor da mercadoria e do frete somados superarem 50 dólares, existe grande probabilidade de taxação. Entretanto, nós do Importar Tudo já mostramos que compras abaixo de cem dólares não podem ser tributadas.

Além do rastreio, existe um seguro que se pode adquirir. Caso a mercadoria seja perdida, você pode reaver o valor mais rapidamente. Contratá-lo ou não é uma opção, mas prefira fazê-lo caso esteja enviando mercadorias mais caras.

Dica bônus sobre os tipos de frete internacional

Além dos tipos de frete acima, existe ainda aqueles oriundos dos países asiáticos. Geralmente são mais lentos e a maioria não possui rastreio. Caso você for importar da China, é muito fácil. Confira os detalhes desses tipos de frete.

Dentre os fretes asiáticos, podemos citar o China Post Airmail, Hong Kong Post (HK Post) e o Singapore Post (Singa Post). A diferença entre eles é só a origem do envio, China, Hong Kong e Singapura, respectivamente. Esse tipo de frete não possui rastreio, mas este pode ser adquirido pelo comprador por um preço bastante acessível.

Existe ainda a modalidade EMS (Express Mail Service). Esta modalidade é expressa, possui rastreio e encomendas mandadas por esse tipo de envio são quase sempre taxadas. Trata-se de um frete caro em relação aos outros acima.

Links complementares do Importar Tudo

Os posts a seguir que vamos indicar são bons para você que está chegando agora no Importar Tudo. Se você já leu, que tal compartilhar eles com seus amigos. Ensine-os a importar também!

Redirecionar mercadorias para enviar mercadorias dos Estados Unidos para o Brasil;

Como conseguir cupons de descontos nos Estados Unidos para economizar um bom dinheiro;

Como conseguir um cartão internacional sem ir a nenhum banco.

Quer ajudar o Importar Tudo?

Clique na página Quer nos ajudar? e nos incentive a continuar a espalhando nosso conteúdo pelo mundo para que possamos ajudar a outras pessoas a aprender a Importar Tudo.

Inscreva-se na nossa newsletter e não perca mais nenhuma dica de importação. É grátis e você pode sair quando quiser. Não enviamos spam porque também odiamos isso.

Forte abraço! Até a próxima.

Risco