Visto dos Estados Unidos: como tirar. Mostramos que é fácil!

Olá leitores do Importar Tudo, este post é um pouco diferente dos demais e sobre o visto americano, porque estive pensando: “Se podemos ir para os EUA com facilidade e trazer muita mercadoria que desejamos, por que iríamos ficar trazendo de pouco em pouco?”  Tire o seu visto, fique ligado nas promoções de passagens aéreas e voe para a terra do Tio Sam!

Como tirar visto americano, um tutorial passo a passo

Os melhores destinos para quem quer comprar são Orlando, Miami e Fort Lauderdale, que pode ser visitada a partir de Miami, pois fica a poucos quilômetros de distância desta cidade. Você pode alugar um carro facilmente e ir até lá e aproveitar o maior OUTLET que você já viu na vida e verificar que os preços valem a viagem!

Agora iremos compartilhar um tutorial, e mostraremos passo a passo todo o processo para solicitar um visto americano.

Como solicitar visto americano

visto americanoAgora iremos compartilhar um tutorial, e mostraremos passo a passo todo o processo para solicitar um visto americano.
Para começo de conversa verifique se o seu passaporte tem validade restante superior a seis meses, caso contrário terá de renová-lo. Caso o passaporte esteja com tudo em ordem prosseguiremos para o passo seguinte que é:

  • Preencher o formulário DS-160

Este formulário envia suas informações pessoais para o consulado. O formulário vai requerer um nível básico de inglês para o seu devido preenchimento, entretanto o próprio formulário tem sua tradução quando o ponteiro do mouse está em cima de algum item. Mude o idioma para o português clicando no local indicado, como mostramos abaixo:

  • Pagar a taxa MRV de solicitação de visto

Todos os requerentes devem pagar pela taxa de solicitação de visto no valor de U$160,00 (não reembolsável) para vistos de visitantes que não exigem petição (B1/B2, C1/D, F, M, J, I, TN, TD). Desde 2012 essa é a taxa única, não há mais aquela taxa para a entrevista.

  • Agendar a entrevista

Agende assim que o pagamento da taxa MRV for confirmado, isto pode ser feito pelo site. Se você for menor de quinze anos ou maior de 66 estará isento da entrevista, portanto não será preciso ir ao consulado.

  • Documentação necessária

Faça um checklist de todos os documentos necessários antes de ir para os locais agendados.

Confira quais documentos levar para a entrevista quando for emitir o visto americano:

A maioria dos solicitantes aplicam para os vistos de Turista ou negócios (B1/B2), se este for o seu caso, veja abaixo o que você deve levar para ser atendido no CASV e no Consulado.

  • Passaporte (deve ser válido para os próximos 06 meses)
  • Página de confirmação do preenchimento do formulário ds160
  • Página de confirmação de agendamento
  • Por segurança, leve os documentos pessoais
  • Para os que vão aplicar para o visto de estudante, devem levar além dos documentos acima, o I-20 que é cedido pela escola onde estudará nos EUA e o comprovante de pagamento da taxa pertinente.

 

Lembramos que agora não é necessário levar uma foto sendo que a mesma será tirada no CASV assim também como a biometria, e no outro dia fará a entrevista com o agente no Consulado Americano.

Quando o solicitante comparecer no consulado para entrevista, é bom levar alguns documentos que mostrem vínculos com o Brasil para ajudar a tirar o visto americano, estes documentos são adicionais onde os agentes podem solicitar, mas na maioria dos casos, eles não pedem. No entanto, recomendamos levar por segurança. Veja os documentos que podem ser solicitado pelo consulado no momento da entrevista.

  • Imposto de renda
  • Extratos bancários (referentes aos últimos 3 meses)
  • Contracheques ou holerites(últimos 3 meses)
  • Declaração da faculdade
  • Certidão de casamento

Não tem necessidade de levar muita coisa, mas junte todos os documentos que você puder e leve para se sentir com mais segurança. Os documentos mais importantes que recomendo não deixar de levar são o imposto de renda e o extrato bancário, pois geralmente quando eles pedem, estes são os mais solicitados. Gostaria de salientar que levar passagens já compradas para os EUA ou reservas de hotéis não ajudam no processo, pois o consulado recomenda as pessoas fazerem os planos para viagem somente após estar com seus vistos em mãos. Jovens que não declaram imposto de renda e não trabalham ou que não tenha condições de comprovar vínculos, recomendamos inserir que um dos Pais ou responsável esta pagando sua viagem, neste caso leve toda a documentação do patrocinador e também crie uma carta custeio.

Faça o download do Modelo de carta de custeio.

Se for o caso de uma empresa esta patrocinando a viagem, a carta deve ser feita em papel timbrado. Em casos como visto para crianças, idosos e solicitantes que estão renovando um visto onde se enquadram no programa de isenção de entrevista não precisam levar estes documentos adicionais uma vez que os mesmos não precisarão comparecer ao consulado.

  • Comparecer ao CASV e no consulado

Concluídos todos os passos anteriores, é hora de comparecer ao CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Esta etapa serve para coletar as impressões digitais e fotos. Depois disto deve-se comparecer à entrevista na embaixada ou em um dos consulados. Fique tranquilo, apenas 4% dos brasileiros que ingressam neste processo têm o visto negado. Lembre-se que as informações devem ser consistentes e precisas e pronto! Você pode escolher receber o seu visto em casa ou retira-lo em um dos CASV se preferir.

Tem dúvidas? Deixe um comentário.

Esperamos ter ajudado, boa viagem, é o que deseja a Equipe do Importar Tudo.
Forte abraço e até a próxima!

Fonte: retirado do site vistorapido.com