Bitcoin, o que é? Como ganhar dinheiro com Bitcoins?

Existe algo no ar. Não é corpóreo, é virtual. Está na boca do seu vizinho, do padeiro da esquina, no ponto de ônibus, na televisão. Todo mundo está falando sobre o Bitcoin. Mas o que é o Bitcoin? Como ele pode revolucionar a forma como entendemos o dinheiro? Como você pode ganhar dinheiro com o Bitcoin? Isso é o que você vai aprender aqui.

O Bitcoin é dinheiro, pronto! Mas não da maneira que a gente conhece. Vamos explicar para vocês.

Atualmente no Brasil, quando se quer comprar algo, o comprador entrega dinheiro para o vendedor, que lhe entrega a coisa (o bem material). Nessa relação existe algo entre eles que concede valor ao dinheiro de papel. É o Governo. Isso se repete em inúmeras relações, como por exemplo em Bancos ao fazermos uma transferência por meio de um DOC. Nessa transação o banco recebe seu dinheiro e repassa ao destinatário. Ele efetua a operação e pega uma pequena taxa em contrapartida.

Entretanto, o Bitcoin é diferente. Essa moeda usa a tecnologia ponto-a-ponto para operar sem a necessidade de uma autoridade central ou banco, ou seja, ninguém fica entre comprador e vendedor em qualquer transação. As transações com bitcoins são gerenciadas coletivamente pelos usuários da rede. O Bitcoin é código aberto, seu design é público, ninguém é proprietário ou controla-o e não é restrito a entrada de mais participantes.

O que você deve saber sobre o Bitcoin

Se você está pensando em investir em bitcoins, primeiramente devemos dizer que o Bitcoin é um ativo de alto risco. Ele é muito volátil, isso quer dizer que seu valor pode imprevisivelmente valorizar ou desvalorizar em um pequeno intervalo de tempo.

Sabendo disso, não recomendamos você manter suas economias nele atualmente. A Bitcoin deve ser considerada como um bem de alto risco, e você nunca deve guardar dinheiro que você não pode se dar ao luxo de perder com Bitcoin. Se você receber pagamentos com Bitcoin, muitos provedores de serviço permitem convertê-los instantaneamente para a sua moeda local

Como comprar Bitcoin?

Qualquer um pode comprar Bitcoins e pode fazer isso de duas maneiras: peer-to-peer ou através de uma casa de câmbio da moeda (as exchanges).

Na primeira opção a transação é feita entre dois indivíduos, sem qualquer intermediário entre eles. O preço é definido pelas partes e a transação pode ser assegurada por um escrow, uma espécie de garantia. Na segunda, você se cadastra em uma corretora e realiza a compra dentro da plataforma da corretora. Este método é mais simples e rápido que o primeiro. É recomendável fazer deste último jeito se você é iniciante nesse mercado.

A melhor corretora que o Importar Tudo teve contato foi a Foxbit. Por meio da Fox é possível comprar bitcoins de forma rápida e segura, só é preciso realizar um cadastro para criar a sua conta na plataforma, basta clicar em Registrar e seguir os passos indicados pelo próprio site.

O Bitcoin é seguro?

Sim, é muito seguro. Essa é uma das melhores características dessa moeda. Todo o sistema que permite que inúmeras transações sejam feitas é chamada de blockchain. Nela são depositadas informações de transações da moeda e o ponto mais interessante dessa tecnologia é a criptografia. Os dados inseridos na blockchain são criptografados e são divididos em blocos, que é como se fosse um apanhado de dados. A blockchain é formada por vários blocos criptografados desses, mas a diferença é que cada bloco novo leva uma assinatura do bloco anterior, que torna praticamente impossível de ser modificado qualquer transação feita (para o bem ou para o mal). Ou seja, o sistema é seguro.

Ma você pode se perguntar:

Mas o Bitcoin é virtual. Eu não posso ser atacado por um vírus, hacker, etc e perder meu dinheiro?

Sim, pode! É por isso que você deve tomar medidas que promova segurança para suas moedas. Um dos lemas dessa vertente é: “Seja seu próprio banco!”. Sendo assim, você deve tomar providências de modo a assegurar que ninguém roube seus bitcoins, saiba mais aqui.

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

O porquê de você ter chegado até esse post pode não ter sido para aprender sobre essa tecnologia, mas para ganhar dinheiro com ela. Bom, se este for o seu caso, continue lendo este post que talvez encontre o que procura.

Há diferentes formas de ganhar dinheiro com Bitcoins, como por exemplo: os Trades, as Faucets e a mineração.

Trade é algo que se faz em ativos de alta volatilidade, ou seja, que são instáveis em seu preço. É o caso de ações na Bolsa, por exemplo. Tudo que se tem de fazer para ganhar dinheiro é comprar na baixa e vender na alta. Fácil de entender, díficil de fazer. Essa forma de ganhar dinheiro requer um pouco de conhecimento técnico e muita dedicação ao mercado.

As Faucets são uma forma interessante para quem está começando a se envolver com os Bitcoins ou outras moedas como o Ethereum e o Doge. São sites que te pagam uma parte de Bitcoins para que você visualize anúncios. Se você tem eletricidade gratuita e tempo disponível, esta pode ser uma forma de você adquirir aguns Bitcoins, sem ter que colocar nenhum centavo neles.

Algumas faucets disponíveis são:

  • Bitcoins

Freebitcoin

Bonus BTC

Moon BTC

  • Litecoin

Moon LTC

Litebox

  • Dogecoin

Freedogecoin

Moon Doge

 

As Faucets são uma forma interessante de conseguir Bitcoins, mas demandam muito tempo par juntar uma boa quantia em moeda. Mas o lado positivo delas é que não se gasta nada para participar delas.

Como minerar Bitcoin

A mineração dos Bitcoins consiste em realizar cálculos para validação de transações da rede, através de poder computacional. Minerar Bitcoins já foi fácil. A dificuldade vai aumentando conforme a mineração ocorre, ou seja, a cada bloco minerado fica mais difícil de minerar o próximo.

Houve um tempo que era possível minerar sozinho e com um computador tipo um Pentium 4! Hoje a mineração do Bitcoin é feita basicamente toda com placas de vídeo, as chamadas Asics. Essas placas são caras hoje em dia e não valem o investimento, mas há uma forma alternativa de se realizar a mineração. É a chamada mineração na nuvem.

Esse é um mercado arriscado, mas que pode valer a pena. Existem três empresas que são dominantes nesse tipo de mercado: a Eobot, a Minergate e a Hashflare.

Com elas você pode investir seu dinheiro e usar o poder computacional deles para minerar. Desta forma você não vai ter de comprar o equipamento de mineração, que é bastante caro e pode ficar obsoleto antes que possa pagar o investimento.

Se você gostou desse post e deseja me enviar uma quantia de Bitcoins, Doge, Litecoin ou Ethereum, use os endereços abaixo:

BTC: 115Hw1R9vvPX7EUmBgT2rX13xzQEnUTWA5

LTC: LKm4nDgmzqF4VkpezzGwjw9yG3MDZ1nVai

ETH: 0x0a9e7b04e6d2db8c0a515087cf9fff9741fd45b5

DOGE: D7pfkwosQ7dsMJXMMgJWEaXUYTBEaksR8Q

Já sabe tudo sobre o Bitcoin? Agora leia nossos links complementares

Como comprar em lojas que não enviam para o Brasil?

Como abrir uma conta no Paypal e comprar no exterior?

Como comprar nos Estados Unidos e ganhar dinheiro com isso?

Saiba mais sobre esse assunto